Comece pelo roteiro: Como você pode definir o horário e o caminho que vai seguir, você pode e deve aproveitar a oportunidade e fazer um bom roteiro de viagem . Com o roteiro a chance de você se desviar o caminho é menor e você também pode conhecer novas cidades ou atrações que ficam pelo caminho, até seu destino final.
Verifique a quantidade de pedágios e possíveis paradas e desvios que você possa fazer, para poder calcular o valor aproximado que irá gastar. Não se esqueça de calcular também a quantidade de combustível necessário e verificar se existem postos de combustíveis no caminho até seu destino, caso necessário.
Próximo ao dia de partida, leve seu carro até uma oficina e faça uma revisão geral. Peça ao seu mecânico de confiança para fazer uma revisão para viagens, atentando-se a todos os detalhes. Não se esqueça de trocar óleo, verificar os pneus, os cintos de segurança, o extintor de incêndio, as lâmpadas e setas.
Não se esqueça da documentação! Motorista responsável tem os documentos em ordem!
Na hora de arrumar a bagagem, nada de levar toda a casa junto! Tenha bom senso para evitar sobrecarregar o peso do carro e obstruir a visibilidade.
Se a viagem for muito longa, leve outro motorista experiente com você!
Verifique se o seguro do carro está em dia e em ordem. Esteja atento se a franquia atende a distância que você irá percorrer. Emergências acontecem, e é bom estar assegurado de que em caso de necessidade você poderá contar com socorro de seu seguro de carro.
Fonte: Super Dicas de Viagem